8 de março de 2010

ser mulher



Mulheres que nas orações são remetidas para zonas minúsculas e tapadas. Mulheres tapadas até aos pés com o lençol negro e sombrio que é a burka ou simplesmente com casacos compridos e sem corte, lenços a esconder os cabelos e parte do rosto. Mulheres na Turquia, aqui mesmo ao lado.

Tanto caminho que já se percorreu, tanto que ainda falta andar...


ayasofya





Basílica de Santa Sofia
.


istambul




Três dias e uma noite num pedaço de terra que nos desperta os cinco sentidos. Não fora o planeta tão recheado de pedaços que adivinho igualmente tentadores, faria já planos para regressar a Istambul.

Neste post, imagens avulsas de Sultanahmet.



7 de março de 2010

pelo direito a um pouco mais de direitos



Começando pela atribuição de bolsas a quem assegura necessidades permanentes das instituições ou a quem já não está em formação (neste caso, a quem já não é estudante), passando pela opção única de recorrer ao seguro social voluntário e terminando na ausência de um mecanismo de apoio social para quando a bolsa acaba, é assim que sucessivos governos têm investido na ciência em Portugal. Recursos humanos altamente qualificados mas igualmente altamente precários.

A ABIC tem vindo a assumir uma luta coerente para a dignificação das condições de trabalho dos bolseiros de investigação científica. Infrutífera, exceptuando a tal anedota que é o seguro social voluntário.

É por esta luta que na próxima quinta-feira nos juntaremos à porta da Assembleia da República.

tony allen



Ontem, na Casa da Música. Muito bom.

[mais, aqui]