24 de julho de 2007

nananananana batman!


























Em 1986, Frank Miller (escrita) e David Mazzucchelli (ilustração) produziram uma reinterpretação inovadora da origem do Batman. Escrito pouco tempo depois de The Dark Knight Returns, a história dos últimos dias de Batman, Batman: Year One fundou uma nova visão da origem da personagem.

Bruce Wayne, 25 anos, único herdeiro da fortuna dos Wayne, regressa a Gotham City depois de passar doze anos a treinar artes marciais. Entretanto Gordon mudou-se com a sua mulher grávida para Gotham perseguindo uma carreira na força policial. Bruce prepara-se
para iniciar a sua luta contra o crime: faz uma reserva num hotel, tendo assim um álibi, e disfarça-se com uma cicatriz falsa. É fundamental não revelar a identidade. No entanto, a primeira missão foi coroada de insucesso: acaba esfaqueado e preso, tendo de fugir. Bruce chega a casa ferido e senta-se, esperando inspiração para criar algo que amedronte os criminosos e lhe dê vantagem no confronto directo. Nesse momento um morcego irrompe na sala e pousa (ou poisa?) numa das estátuas do seu pai. E aí surge a frase pinderico-americanoido-dramática que define o seu futuro: "Yes, I shall become a bat."

Houve rumores de uma adaptação ao cinema desta história, com argumento do próprio Frank Miller. Parece que isso ficou em águas de bacalhau. Dizem também que o último Batman que foi feito, Batman Begins, foi beber a inspiração a este álbum, embora só de raspão, acho.

Sempre fui fã do Batman. Talvez por ser um dos únicos super-heróis que não tem super-poderes - um herói apenas. E esta foi a minha última aquisição para a minha modesta (muito modesta) colecção de banda-desenhada.

6 comentários:

João disse...

Por acaso não tens os Watchmen na tua colecção?...
Espero que a reunião familiar se tenha pautado pelo sucesso.

um livro sobre evolução disse...

a nossa reunião correu muito bem! talvez tenha direito a post.
foi um bom fim-de-semana: spa, jantar de mimo e encontro de famílias. não há muitos assim! e que bem discursaste tu ;)
beijos!!

João disse...

Ainda bem, fico contente.
Essa do "discursar" está a começar a ganhar bolor. Talvez tenha direito a post. Ou talvez não. Ou talvez eu simplesmente vá pregar para outra freguesia, e sem assistência.

Zef disse...

Não tenho os Watchmen. Devo admitir que devia ter acrescentado mais uns quantos muitos à "colecção modesta"... Haja saudinha e dinheiro para a melhorar! Essa é que é essa.

MAX? disse...

Se quiseres empresto-te os Wathcmen da minha "não muito modesta colecção". Espero que estas reuniões se repitam mais vezes (agora é a vossa vez de vir à "cidade"). Estou curioso por ver esses prometidos post (já vi hoje um prelúdio)...

Zef disse...

Oh, seja muito bem-vindo à caixa dos comentários! É sempre bom ter a família por perto.

E é verdade, bd é contigo... Vangloria-te para aí...

Quantos aos posts sobre a "reunião", está complicado.... Vamos ver o que se pode arranjar...